Sobre a Palavra

Comentários à Palavra de Domingo pelo Pe. Emanuel Brandão

17/11/2019

«Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Tudo o leva o tempo. Nada do que é obra humana permanece. Tudo neste mundo é transitório, passageiro, efémero. Precisamos assim de Alguém mais que humano que vença connosco o tempo irreversível que tudo devora. A fugacidade do presente só é possível suportar com o absoluto da transcendência ou que a finitude exige o absoluto. Esse absoluto que vence o tempo é Jesus Cristo que é sempre o mesmo hoje e ontem e por toda a eternidade (Hebr 13, 18). Unidos a Jesus transformamos o tempo irreversível num momento de graça e de acolhimento do dom do alto. Eis o desafio: buscar um Deus que vença connosco a fugacidade do tempo.


10/11/2019

«Não é um Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele todos estão vivos». É a comunhão definitiva e plena com o nosso Deus o destino final do ser humano, filho predileto de Deus. Formos criados para vivermos já neste mundo em comunhão com Deus e chamados a uma comunhão plena no céu. Por isso, não caminhamos na morte para o abismo ou para o vazio, mas para os braços de Deus Pai. Abre assim a certeza da ressurreição horizontes de esperança na nossa vida, pois nem a morte nos separará do amor de Jesus Cristo. E quem sabe que caminha para um final feliz tem forças para suportar as dificuldades do presente. Eis o desafio para esta semana: viver na esperança da ressurreição.


03/11/2019

«Eu hoje devo ficar em tua casa». Sucede na fé um encontro entre duas liberdades: a humana e a divina. Deus toma a iniciativa de Se comunicar ao homem e o ser humano é chamado a acolher a revelação divina. E quando o coração humano acolhe a graça divina sucede a salvação e a redenção. Mas o encontro com Deus tem consequências na vida concreta. Deixar o amor de Deus atuar em nós implica entrar da dinâmica do amor e da misericórdia para com todos. Um coração novo, renovado pela graça divina, exige um comportamento novo. Eis o desafio para esta semana: deixar Deus morar no nosso coração.


27/10/2019

«Este desceu justificado para sua casa e o outro não». Porque era autossuficiente e orgulhoso o fariseu não saiu do encontro com Deus justificado e perdoado. Como estava fechado em si não deixou que o amor de Deus o purificasse e o libertasse do mal e do pecado. Já o publicano com a sua humildade criou espaço para o perdão e reconciliação com Deus. A salvação e a redenção não é mérito ou conquista nossa, mas dom gratuito de Deus, que podemos apenas pedir e receber. Nada somos e temos que não tenhamos recebido. Eis o desafio para esta semana: despojar-se de si para receber a graça do perdão e da reconciliação.


20/10/2019

«Necessidade de orar sempre sem desanimar». Ser crente é deixar-se conduzir pela mão de Deus. É deixar a vida divina germinar no nosso coração. É poder dizer como o São Paulo «já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim». É permitir que em todas as circunstâncias o Espírito de Deus atue em nós. É por isso necessário viver momentos de intimidade e de comunhão com o divino através da oração incessante e sem desânimos. Ao amor interpelante de Deus respondemos com um amor suplicante. Eis o desafio desta semana: fazer da nossa vida um ato de oração e de louvor a Deus.


13/10/2019

«Ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz». De dez leprosos, que foram curados por Jesus, um voltou atrás para agradecer a Jesus. Aquele que se percebe como dado, que não tem em si o fundamento, recebe-se como uma dádiva de Deus. Quem faz a experiência de que tudo na vida é dom de Deus, sente surgir dentro do seu coração a necessidade de recitar, louvar e agradecer. Assume-se deste modo o louvar o Senhor como um gesto de profunda humildade, pois é o reconhecimento de que só a graça e o amor de Deus saciam totalmente o nosso coração. Eis o desafio para esta semana: louvar o Senhor de todo o coração.


6/10/2019

«Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer». Sucede no reino de Deus um elogio do inútil, isto é, do gratuito, do incondicional, da superabundância. Ao amor gratuito e incondicional de Deus responde-se com a entrega, com a alegria de servir os irmãos. Ao amor responde-se com amor. Aquele que se sente amado de maneira incondicional por Deus e sabe que tudo é dom e graça divina vive numa atitude permanente de ação de graças e de louvor. Servir a Deus é fonte de alegria e de salvação. Eis o desafio para esta semana: servir com alegria e de maneira gratuita os irmãos.