Matrimónio – Encontros de Preparação 2019

Porque não há cursos… mas percursos em direcção ao matrimónio.

Os noivos que pensam celebrar o seu matrimónio em 2019 devem dirigir-se aos Cartórios Paroquiais, não só para “tratar dos papéis”, mas para iniciar um percurso de aproximação, integração e participação na vida e missão cristãs.

“Iniciem o processo. Comecem por conhecer os cantos da casa. Integrem-se nas celebrações da comunidade. Dêem sinais de que estão num processo de aproximação e de (re)iniciação da vida cristã. Vamos conversar. Vamos escutar, apurar e depurar as vossas motivações. Vamos caminhar juntos, rezar juntos, reflectir juntos, crescer juntos. E quando estiverem preparados para assumir o vosso compromisso diante da Igreja e com a Igreja (e não apenas entre vós, porque esse há muito estará assumido), avançamos para a celebração”.

Todos os casais que pretendem casar “em Igreja” no ano 2019, devem começar a pensar e a programar a sua participação nos Encontros de Preparação. Devem escolher um dos Percursos cujas datas sejam as mais convenientes, de modo a poder participar em todos os encontros, e a fazer a respectiva inscrição junto da Paróquia que está a organizar o Processo de Casamento.

Vejam a Catequese do Papa Francisco sobre a Preparação para o Matrimónio!