Caminhada Advento/Natal 2019

TODOS AQUI NASCEMOS.

UMA CAMINHADA DIOCESANA PARA NASCER DE NOVO NESTE NATAL.

A Diocese, preparou uma proposta pastoral, para viver os tempos fortes que vão do Advento à Festa do Batismo do Senhor. “Todos aqui nascemos” é a ideia forte da caminhada, tendo em conta que “entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus”. Em sintonia com o tema diocesano “como os ramos na videira”, estabelecer-se-á uma relação entre a árvore (videira) e a Coroa do Advento e Natal, que será acesa a partir do Círio Pascal, e também entre o Presépio e o Batistério e a porta, respetivamente lugares do nascimento e do renascimento para uma vida nova e de entrada na Igreja. O objetivo é redescobrir a graça do Batismo, a partir dos ritos pré-batismais. Para isso são feitas várias propostas pessoais e comunitárias, que ajudem a “nascer de novo neste natal”. Todas as semanas, será distribuído um folheto com o desafio, as orações e as propostas para cada domingo, festa ou solenidade, querendo ser um contributo para facilitar a ligação entre a liturgia e a vida da comunidade eclesial e a oração e a vivência em família.

Descarregue os recursos e materiais da dinâmica aqui