Medidas de contenção e prevenção

Medidas de contenção e prevenção do contágio por COVID-19

Tendo em conta as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a recente Declaração de Pandemia, por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em consonância com a Nota Pastoral do nosso Bispo do Porto e a determinação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP, 13/03/2020), a Paróquia de Matosinhos adota as seguintes medidas de contenção:

EUCARISTIAS

Ficam suspensas, a partir de hoje, dia 13 de março e até «ser superada a atual situação de emergência», todas celebrações das Eucaristias com a participação do Povo, em todos os centros de culto da Paróquia – Igreja Paroquial, Igreja de Santo Amaro, Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Serão celebradas Eucaristias sem participação das pessoas, mas pelas intenções de todo Povo. Em alternativa, propõe-se que se faça um tempo pessoal e familiar de oração e acompanhem, ao domingo, pela televisão e pelas redes sociais alguma transmissão da Eucaristia ou de outro tipo de celebração.

IGREJA PAROQUIAL

A nossa igreja paroquial estará aberta, nos horários habituais. Nos momentos de oração pessoal deve ser mantida a distância aconselhável para com as outras pessoas, tomando todas as medidas de precaução e cuidado estabelecidas pela DGS. O atendimento na sacristia paroquial deve ser reduzido ao estritamente necessário, assumindo as devidas precauções.

ATENDIMENTO NO CARTÓRIO PAROQUIAL

Está suspenso todo o atendimento presencial. Para os assuntos urgentes o atendimento deve fazer-se através do telemóvel (967605112) e e-mail (cartorio.paroquiadematosinhos@gmail.com), nomeadamente para as situações de processos de casamento, batismo e pedidos de outros documentos. Se for necessário o contacto pessoal deve fazer-se uma marcação prévia e só existirá se devidamente justificado. O atendimento do Pároco também será reduzido aos casos mais urgentes.

CELEBRAÇÕES EXEQUIAIS (FUNERAIS)

Serão mantidas as celebrações exequiais. Devem apenas participar os familiares mais próximos e devem ser evitados os contactos físicos na expressão dos pêsames. O Pároco celebrará, sem a participação do povo, as Eucaristias de 7º dia.

CELEBRAÇÃO DA RECONCILIAÇÃO (CONFISSÕES)

As confissões quaresmais ficam canceladas. Contudo, tomadas as devidas precauções, o pároco não se negará a atender em confissão a quem o solicitar. Sugere-se que cada um neste tempo quaresmal faça um exame de consciência.

CATEQUESE DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JOVENS

De 14 de março até à Pascoa estará suspensa a Catequese Paroquial e qualquer outra atividade inerente.

AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS

Em consonância com as deliberações da Junta Central (09-SNS-2020) e da Junta Regional do Porto, estão suspensas as atividades e reuniões do nosso Agrupamento 677 – Matosinhos até ao final de março.

VISITA AOS DOENTES

São suspensas as visitas aos doentes e lares, nomeadamente para a distribuição da Sagrada Comunhão. Serão mantidos os contactos pessoais através do telefone e/ou outros meios eletrónicos.

REUNIÕES DE GRUPOS PAROQUIAIS

Devem os grupos paroquiais evitar reuniões presenciais, recorrendo ao contacto por meios eletrónicos. Os ensaios e a participação nas celebrações do coro paroquial estão suspensos até aviso em contrário.

24 HORAS PARA O SENHOR

Em vez da adoração eucarística na igreja nos dias 20 e 21 de março, faremos uma cadeia de oração. Cada pessoa ou família fará o seu momento de oração em casa.

LECTIO DIVINA

Não será feita a partilha da Palavra na igreja, mas por via eletrónica.

Outros desenvolvimentos relacionados com este assunto serão oportunamente comunicados, nomeadamente o que se refere ao Tríduo Pascal.

Neste momento difícil somos todos chamados à responsabilidade e à oração. Se deixamos de rezar em conjunto e em público, devemos intensificar a oração pessoal e familiar. Apesar das Eucaristias serem sem povo, celebrarei a Eucaristia como é costume por todo o Povo e pelas suas intenções. Confiemos ao Nosso Senhor de Matosinhos toda a nossa comunidade e que Ele nos ajude a superar este momento difícil.

Matosinhos (Salvador), 13 de março de 2020

O Pároco, Pe. Emanuel Brandão