FASE DIOCESANA DO SÍNODO DOS BISPOS

Documentos síntese da Paróquia de Matosinhos (Salvador) e da Diocese do Porto.

A Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», teve início solenemente nos dias 9-10 de outubro de 2021, em Roma, e a 17 de outubro seguinte, em cada uma das Igrejas particulares. Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Roma, em outubro de 2023.

Para esta fase foi proposto que as comunidades dessem resposta à seguinte interrogação:

Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na nossa Igreja (paróquia/diocese)? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

Eis-nos chegados ao fim desta primeiríssima fase da consulta sinodal levada a cabo em todo o mundo. Partilhamos neste espaço o documento-síntese resultante da consulta realizada na Paróquia de Matosinhos e enviada à Comissão Sinodal do Porto e documento que sintetiza a resposta da Diocese do Porto enviada à Conferência Episcopal Portuguesa.