ACÓLITOS AO SERVIÇO DO ALTAR. O grupo de Acólitos da Paróquia de Matosinhos foi fundado como Associação em 21 de outubro de 1962, pelo Rev. Pe. Gabriel da Costa Maia.

“Uma das boas obras que se criaram em Matosinhos é a Associação dos Acólitos. Já mais de 100 acólitos, todos estudantes e dos melhores do Liceu local, todos os domingos assistem e servem às missas, emprestando às cerimónias litúrgicas grande brilho e piedade. Quem organizou este movimento foi o Pe. Dr. Gabriel da Costa Maia, a quem o pároco, por isso, está muito grato, pois muito se espera desta formação da nossa juventude e destes homens de amanhã, que assim bem formados, serão um exemplo vivo de dignidade, piedade e seriedade, no nosso meio social. Ele tem acompanhado com grande carinho estes acólitos, não se poupando a trabalhos e canseiras, para formar estes jovens e prepará-los para a vida.”

Matosinhos, 1 de novembro de 1968

O que é ser Acólito?

O queimar incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura (cf. Salmo 140, 2; Ap 8,3).

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Noutras celebrações, acompanha e serve as pessoas responsáveis por essas mesmas celebrações.

Quando é que o acólito começa a ajudar e a servir o presidente da missa? Quando o bispo ou o presbítero, na sacristia, tomam as suas vestes. Já então o acólito deve estar vestido e pronto, para poder ajudar. Depois, acompanha-os na procissão de entrada, indo à frente. Durante a missa, o acólito está sempre atento ao que o bispo ou o presbítero precisam, para lhes apresentar umas vezes o missal, outras vezes as coisas que eles hão de colocar no altar, ou para os acompanhar quando vão distribuir a comunhão aos fiéis. Por fim, quando o presidente regressa à sacristia, o acólito vai à sua frente e ajuda-o a tirar as vestes e a guardá-las.

Só depois de tudo isso feito é que o acólito pensa em si próprio. No fim de ter ajudado o presidente da celebração, também ele tira a sua túnica e a guarda. Enquanto faz tudo isso, agradece a Jesus por ter estado a servi-lo na pessoa dos seus ministros, e pode lembrar-se daquela palavra do Senhor: Tudo aquilo que fizestes a um dos meus irmãos, mesmo aos mais pequenos, foi a mim que o fizestes.

Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não o vê com os seus olhos; mas a fé ensina-o. Um verdadeiro acólito vai descobrindo isto cada vez mais. Se um acólito não o descobre, corre o risco de se cansar de ser acólito. Mas se o descobre e acredita nisso, então vai desejar sempre ser escolhido para acólito, em cada domingo.