Catequese

Caros pais, encarregados de educação.

Como é do conhecimento de todos, o Governo através do Decreto 8/2020, de 8 de novembro, estabeleceu limites à circulação dos cidadãos por motivos da pandemia. Manuel Linda, bispo do Porto, publicou uma nota informativa (09.novembro.2020) em que afirma a disposição da Igreja do Porto em contribuir, com o comportamento responsável, para minimizar um problema que a todos aflige e está longe de ficar controlado. No referido documento solicita que se cumpram as seguintes orientações (refere-se apenas as que possuem relação direta com a Catequese):

1 – Suspenda-se toda a atividade presencial (Missas, devoções populares, funerais, catequese, etc.) nos períodos definidos pelo Governo.

2 – Tente-se que a catequese prevista para esses horários se desenvolva, com a normalidade possível, por meios digitais.

Assim, para os fins de semana de 14 e 15 e de 21 e 22 de novembro decidimos:

  • Suspender a Catequese Presencial durante as datas acima indicadas. (O que fazer e como fazer nos fins de semana seguintes será definido tomando em consideração as orientações vigentes e após reunião de avaliação);
  • Fazer uso das plataformas digitais para realizar as sessões de catequese. Sessões on-line de 45 min.
  • Evitar alterações significativas nas rotinas familiares. Com esse objetivo as sessões de catequese via plataforma digital devem ocorrer de acordo com os horários em vigor na catequese presencial. Será possível, por acordo entre os catequistas de um grupo e os pais dos catequizandos, alterar a data / horário que vigora na catequese presencial de modo a criar condições para que os pais possam participar na Eucaristia de domingo.
  • Haverá Catequese de Pais por plataforma digital
  • Realizar um levantamento junto dos catequizandos para identificar todos aqueles que não possuem condições tecnológicas, e que por esse facto estão impossibilitados de ter uma participação na catequese por via digital

Matosinhos, 11 de novembro de 2020

O Pároco: Pe. Emanuel Brandão / Coordenador da Catequese: Francisco Bártolo

 


Caros pais, encarregados de educação, catequistas.

Considerando que as orientações resultantes do Conselho de Ministros extraordinário, realizado no passado dia 31.10.2020, não vieram alterar as regras em vigor, continuaremos a reger-nos pelas orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio deste ano, em todo o país, apesar das “medidas especiais” aprovadas este sábado em Conselho de Ministros para 121 Concelhos.

Pedimos a vossa atenção e colaboração para pontos que vamos ajustado em resultado da realidade existente na Paróquia de Matosinhos. assim:

1 – CATEQUESE

1.1 – No próximo fim de semana 7 e 8 de novembro regressaremos à Catequese presencial continuando a observar todas as regras fundamentais de modo a minimizar a probabilidade de contágio pelo vírus que origina a COVID-19.

Relembrando: desfasamento de horários, distanciamento físico, higienização, medição da temperatura, etiquete respiratória, bem como a opção por comportamentos de prudência no que diz respeito à necessidade de evitar a participação na catequese caso a criança manifeste algum sintoma que possa indiciar a possibilidade de ter sido contagiada.

Aconselha-se os pais e encarregados de educação a que os catequizandos, para as sessões de catequese, venham munidos de uma mochila onde deverão transportar o catecismo, a Bíblia (quando aplicável), um estojo com material de escrita, um pequeno lanche, uma máscara suplente, uma garrafa de água).

1.2 – Festa do acolhimento (1.º Ano) – Conforme anteriormente planeado terá lugar no próximo domingo dia 8 de novembro de 2020 das 10:30 às 11:00.

2 – EUCARISTIA

2.1 – Com o objetivo de minimizar a movimentação de pessoas foi decidido prescindir da procissão da Comunhão. As pessoas que pretendam comungar deverão permanecer no seu lugar e em pé, todas as restantes ficarão sentadas. Os ministros da Comunhão passarão pelos lugares para distribuir a Comunhão.

2.2 – Os pais / encarregados de educação e os catequizandos, dos 4.º, 5.º e 6.º anos, são convidadas a participar na Eucaristia de domingo que tem início às 11:30.

Chamamos à atenção para a seguinte alteração, estabelecida com o objectivo de minimizar o agrupamento de pessoas (mesmo com máscara) durante as Eucaristias: Em cada domingo participará, como grupo de catequese, apenas um dos anos, observando-se, em cada domingo, a rotatividade entre os anos.

Matosinhos, 3 de novembro de 2020

O Coordenador da Catequese: Francisco Bártolo

 


Caros pais, encarregados de educação, catequistas.

No atual quadro da pandemia de todos são esperados comportamentos responsáveis e civicamente elevados. Como é do conhecimento a Paróquia de Matosinhos, colocou em prática um conjunto de procedimentos que promovem a minimização dos riscos originados pela COVID-19.

Desde o início das suas atividades a Catequese da infância e da adolescência, implementou rotinas que incorporam o desfasamento de horários, a implementação de escalas rotativas de participação dos catequizandos e pais nas Eucaristias, o distanciamento físico nas salas de catequese, a medição da temperatura das crianças e catequistas antes da entrada nas salas de catequese. São, como todos sabemos, medidas necessárias e importantes para que tudo corra pelo melhor.

Como afirmamos nas reuniões havidas com os pais sempre que se justificasse procederíamos à revisão de procedimentos, com as necessárias alterações de práticas em resultado da evolução da pandemia. Considerando a atual situação epidemiológica da COVID-19 e a elevada incidência de casos de transmissão da infeção, particularmente na região norte e em particular no concelho de Matosinhos Considerando que o governo da República decidiu, em cumprimento das recomendações exaradas pela Autoridade de Saúde, limitar fortemente a deslocação entre concelhos entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro.

Considerando que no próximo sábado, 31.10.2020, será realizado um Conselho de Ministros extraordinário para avaliar a necessidade de adoção de novas medidas para prevenir e travar a contaminação da população pela pandemia de covid-19. Considerando que à imagem do que Jesus propõe no Evangelho – “Estai também vós preparados” (LC 12, 40) – somos todos desafiados a tomar ações preventivas e cada vez menos reativas. Assim tomamos a decisão de:

  • No próximo fim de semana, de 31 de outubro e 1 de novembro, não haver catequese presencial para todos os grupos da infância e da adolescência.
  • Propor a realização de uma catequese familiar comum a todos os grupos com base na liturgia familiar para a solenidade do domingo dia de Todos os Santos com base na proposta do “Laboratório da fé”. (ficheiro TodosSantos20_liturgia_familiar.pdf) 

Caso não existam alterações significativas decorrentes do Conselho de Ministros extraordinário que tenham implicações no desenvolvimento da catequese retomaremos as sessões presencias no fim de semana de 7 e 8 de novembro.

Matosinhos (Salvador), 28 de outubro de 2020

O Pároco: Pe. Emanuel Brandão / O Coordenador da Catequese: Francisco Bártolo


PLANO DE CONTINGÊNCIA


 


PLANIFICAÇÃO DOS ENCONTROS DE CATEQUESE 2019/2020
1º ANO2º ANO3º ANO4º ANO5º ANO6º ANOADOLESCENTES

Contactos da Catequese Paroquial de Matosinhos

1º ano – catequese.inf.mts.1ano@gmail.com

2º ano – catequese.inf.mts.2ano@gmail.com

3º ano – catequese.inf.mts.3ano@gmail.com

4º ano – catequese.inf.mts.4ano@gmail.com

5º ano – catequese.inf.mts.5ano@gmail.com

6º ano – catequese.inf.mts.6ano@gmail.com

Coordenação Geral – catequeseparoquialmatosinhos@gmail.com