Ser Leitor

Ser leitor na Igreja é um serviço à Palavra e à comunidade eclesial. A Palavra de Deus faz parte integrante e essencial na vida da Igreja. Pela sua proclamação, Cristo torna-se presente (cf. SC 7). De facto, a Palavra faz despertar para a Fé e alimenta a Fé. É por meio dela que Deus se faz ouvir, em ordem à salvação. Mas, de modo ordinário, Deus serve-se da sua proclamação para a fazer chegar ao coração dos homens (cf. Rom10,14-17). E quem é chamado a proclamá-la é o leitor. Ele é o servidor da Palavra. Mas o leitor é chamado também a servir a Igreja, junto da comunidade onde se integra. É pela Palavra que a comunidade se reúne em assembleia. Por isso, pela parte que lhe toca, o leitor é um mediador entre Deus e a comunidade celebrante, pelo facto de ser ministro da Palavra de Deus. Daí, a exigência pessoal para exercer, de maneira digna e eficaz o seu ministério de leitor, agindo de maneira viva, comunicativa e interpelante.

O leitor é, por assim dizer, a voz de Cristo para a comunidade, ao modo de João Baptista, segundo uma bela comparação de Santo Agostinho (cf. Sermão 293, 3).

Leitores que desempenham com inteligência o seu ministério, e se colocam ao serviço da palavra e da assembleia, são instrumentos dos quais Deus Se serve para revelar o seu mistério àqueles que se reuniram para O escutar nas palavras que os leitores proclamam.

O primeiro testemunho histórico de um leitor cristão, no Ocidente

SÉCULO II – S. JUSTINO

«No chamado dia do Sol, reúnem-se num mesmo lugar todos os que moram nas cidades ou nos campos, e lêem-se, na medida em que o tempo o permite, as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas. Quando o leitor termina, o presidente toma a palavra para fazer uma exortação, convidando os presentes a imitar tão belos ensinamentos… Reunimo-nos todos precisamente no dia do Sol… porque Jesus Cristo, nosso Salvador, nesse dia ressuscitou dos mortos» (Apologia I, 67: AL 397).

Escala de Serviço de Leitor