Alfaias Litúrgicas: Designação dada a todos os objectos e vestes utilizados nas celebrações litúrgicas.

O ministério de sacristão ou sacristã é uma das funções ou serviços mais visíveis confiados aos leigos. A Paróquia de Matosinhos dispõe deste serviço durante todo o tempo de funcionamento dos diversos centros de culto.

São muitas as coisas que se lhes pedem:

• ser responsável pela abertura e fecho da igreja e zelar pela sua segurança durante todo o tempo em que está aberta aos fiéis;
  • manter em ordem e em bom estado os vários lugares da igreja: sacristia, presbitério, altares, espaço da assembleia, etc.;
  • cuidar dos toques oportunos dos sinos, assim como da música ambiente;
  • assegurar a limpeza e o bom uso dos objetos relativos ao culto: livros, utensílios, vasos sagrados, flores;
  • fazer a marcação das celebrações exequiais e coordenador todas as ações necessárias para a sua realização;
  • fazer as marcações de intenções de missa, de celebrações de renovação de votos matrimoniais e demais atendimento relativo aos assuntos relacionados com a sacristia e a igreja;
  • preparar as várias celebrações sacramentais no que diz respeito às alfaias litúrgicas: livros, paramentos, pão e vinho da Eucaristia, iluminação, som;
  • fazer ou mandar fazer a coleta no ofertório das celebrações;
  • encarregar-se do grupo de acólitos, leitores e mec’s e do seu correto funcionamento nas celebrações;
  • procurar que, na sacristia, se crie um clima de paz e oração, que favoreça a preparação espiritual de ministros e acólitos;
  • dispor de modo adequado, segundo os critérios da Liturgia atual, os diversos elementos da celebração: a relação entre o altar, o ambão e a presidência, e os lugares próprios dos concelebrantes, acólitos, monitores, etc.

De um sacristão ou sacristã espera–se também que tenham as qualidades humanas – paciência, amabilidade, disponibilidade – próprias de uma pessoa que tem de receber muitos daqueles que vêm ao seu lugar de serviço (sacerdotes, acólitos, fiéis). Mas também sensibilidade e bom gosto para a disposição dos espaços e dos seus adornos. Sobretudo, deve ter também um verdadeiro conhecimento litúrgico, das celebrações e da sua estrutura, dos tempos litúrgicos e das festas, do uso dos livros litúrgicos, para os preparar e disponibilizar.