O Espaço Litúrgico é tão importante na celebração como qualquer outro acto comunicativo que nela decorra. Pela sua natureza ritual, a celebração põe em acção uma complexa rede de canais comunicativos que, na sua interligação, dizem a totalidade do mistério. São todos de tal maneira importantes que é quase impossível desenvencilhar-se nesta rede, isolando os modelos lineares mais comuns: cada canal, ou melhor, cada linguagem (gestual, verbal, icónica, espaço e tempo), assume uma função meta-comunicativa em relação ao outro. Pensemos na interligação que se realiza na celebração eucarística entre o acto de comer uma refeição (comunhão), as palavras da Ceia do Senhor (Narração da Instituição), o reenvio para a morte e ressurreição de Cristo (Anamnese). Concentrando-se apenas num destes pontos, perde-se o sentido, que é salvaguardado apenas pela totalidade do percurso ritual: cada ponto, em si, é silêncio; só a totalidade fala.

(in Espaço Celebrativo, Bernardino Ferreira da Costa – Abade de Singeverga)

Pode fazer a sua oferta das seguintes formas:

• Transferência bancária para o IBAN PT50.0036.0070.99100043028.69
  • Em cheque ou numerário, entregando na Igreja de Nª Srª de Fátima ou na Sacristia da Igreja Paroquial
  • Quem desejar recibo da oferta deve indicar o nome completo, morada completa e o NIF