Anúncio da Ressurreição do Senhor
Durante a manhã o som das sinetas avisará a passagem dos grupos da Visita Pascal – «Compasso» (cum Passo Domino), que percorrerão as ruas da nossa cidade/paróquia, anunciando a alegria da Páscoa. Quem quiser receber a ‘Cruz’ em casa, deverá assinalar a entrada com pétalas ou ‘verdes’.
31 março – Domingo de Páscoa
Saída das Cruzes da Visita Pascal
Igreja Paroquial – 09:00 horas
Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 09:45 horas
Sinais a valorizar na forma atual do «Compasso»
- A cruz com a imagem do crucifixo – e não um crucifixo sem cruz como alguns pretendem, numa inovação iconográfica desconhecedora da Tradição –. A ressurreição é significada pelas ornamentações, grinaldas e perfume com que é costume engalanar a Cruz. O beijo à Cruz – que, com o tempo, ganhou importância – pode manter-se. Embora os cuidados sanitários, ainda justificados, possam aconselhar outros gestos de veneração.
- O uso da água benzida na noite de Páscoa, como memória fresca do Batismo que faz de nós «fiéis» e «filhos da Igreja» (=«fregueses», paroquianos).
- A reunião das famílias nas suas casas – santuários da Igreja «doméstica» – e a visita entre famílias numa experiência de comunhão da «família paroquial».
- O carácter festivo e jovial que caracteriza esta manifestação, com o tilintar de campainhas anunciadoras e os tapetes primaveris de folhas verdes e flores que falam de renovação.
- A participação dos fiéis leigos na missão evangelizadora da Igreja.
Itinerários dos Grupos da Visita Pascal