Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos

É obrigatória a constituição do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos em todas e cada uma das paróquias da diocese do Porto (cânones 537 e 1280).

O Conselho é um órgão de carácter consultivo através do qual um grupo de fiéis ajuda o pároco na administração dos bens da paróquia, expressando e realizando deste modo a sua co-responsabilidade nesta tarefa, e rege-se pelo Código de Direito Canónico e por este Estatuto.

Ao Conselho compete ajudar o pároco nas suas funções de administrador paroquial, atribuídas pelos cânones 1281 a 1288, nomeadamente:

Elaboração do orçamento anual de receitas e despesas (cânone 1284, § 3); Execução do orçamento aprovado; Preparação e exame da conta anual de receitas e despesas a prestar ao Ordinário do lugar, bem como das contas a prestar aos fiéis dos bens por eles oferecidos à Igreja (cânone 1287); Atualização do inventário paroquial, guarda dos bens e obtenção da sua maior rentabilidade; Sensibilização dos fiéis sobre o dever de contribuir para prover às necessidades da Igreja (cânone 222); Preparação da documentação inerente à alienação, arrendamento e atos similares dos bens paroquiais, de acordo com os critérios fixados pelo Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos; Dar parecer sobre actos de administração extraordinária.

O Conselho não interfere no serviço do culto nem no exercício dos ministérios espirituais.

Côngrua Paroquial

Vamos com alegria. Juntos por um caminho novo.

(Ano Pastoral 2023/2024)

Caríssimos/as paroquianos/as

No início deste novo ano pastoral envio um sorriso de amizade a todos os estimados paroquianos de Matosinhos. Somos chamados a caminhar juntos e com muita alegria até à casa do Senhor.

Queremos, neste ano pastoral 2023/20024, partilhar com todos a alegria de ser cristão e fomentar a comunhão entre todos. Como o Papa Francisco tanto nos pede, queremos caminhar juntos, a todos acolher e a todos a alegria do Evangelho levar.

Queremos dar continuidade à alegria que a Jornada Mundial da Juventude deixou nos nossos corações. Queremos que os nossos jovens inundem a nossa comunidade com a sua alegria e com a sua energia. Queremos despertar nas nossas crianças e adolescentes a vontade de seguir Jesus e celebrar a fé em comunidade. Continuaremos a animar as famílias a serem testemunhas do amor de Deus.

Para a construção de uma comunidade cristã cada vez mais acolhedora e afável e que vive com esperança e alegria precisamos de agentes pastorais motivados e bem formados e de instalações e materiais de apoio que permitam o bom desenrolar das tarefas paroquiais. Iremos continuar a preservar o nosso património tão belo.

Por isso, venho ao encontro dos meus estimados paroquianos pedir, segundo as capacidades de cada um, e sabendo das dificuldades que as famílias estão a passar, um contributo monetário, denominado côngrua, para que seja possível enfrentar as despesas que a vida da comunidade paroquial exige.

Aqueles que quiserem poderão fazer uma transferência bancária para este IBAN: PT50.0036.0472.99101218031.24 – Banco Montepio – Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Salvador de Matosinhos, indicando no descritivo da operação ‘Côngrua’.

Se desejar RECIBO do seu donativo, por favor, preencha todos os elementos pedidos no envelope, ou envie e-mail com os seus dados e comprovativo de transferência para: geral@paroquiadematosinhos.pt

O PÁROCO, Pe. Emanuel António Brandão de Sousa

Documentos / Anexos