Dinâmica Quaresma 2023

O Tempo

A Quaresma de 2023 (Ano A) tem um caráter marcadamente batismal, constituindo em si, um tempo favorável à redescoberta do desafio que significa ser batizado.

Os encontros de catequese, neste tempo litúrgico, constituem uma oportunidade para catequistas, catequizandos e respetivas famílias dedicarem-se com maior assiduidade à escuta da Palavra de Deus, à oração, ao jejum e à dádiva aos outros, como expressões concretas de uma renovação das suas promessas batismais.

A Quaresma vivenciada pelos cristãos só tem pleno sentido se constituir um tempo de preparação para a festa maior do Cristianismo, a Páscoa de Jesus.

O Tema e a Dinâmica

Resultante do lema que a Diocese do Porto estabeleceu para 2022-23 – “Abraço o presente. Juntos por um caminho novo” – A dinâmica da Quaresma de 2023, que propomos à comunidade dos que participam na Catequese, tem como tema: “ABRAÇA A CRUZ DE CRISTO”. Esta terá como símbolo o CORAÇÃO, pois só um coração disponível para acolher e abraçar os irmãos poderá acolher na sua vida a cruz de Cristo, escada para uma vida nova e ressuscitada.

Serão disponibilizados em formato papel e digital dois modelos de dinâmica quaresmal tomando em consideração os dois tipos de público-alvo: um modelo simplificado para ser realizada pelas crianças do 1,º ao 3.º ano de Catequese e um mais desenvolvido para todos os catequizandos a partir do 4.º ano.

A dinâmica assenta em três atitudes que todos serão convocados a exercitar ao longo das semanas: ESCUTAR a PALAVRA de JESUS, que nos é proposta nos Evangelhos deste tempo litúrgico; REZAR a JESUS e REALIZAR.

O REALIZAR é composto por três partes.

• A primeira uma atitude de RENÚNCIA, semanal, expressa na forma monetária, a qual será recolhida nas eucaristias, durante o ofertório numa caixa coração.
  • A segunda consiste na resolução um DESAFIO, semanal, que está ligado com o Evangelho de cada semana. (nota: todos os catequizandos a partir do 4.º ano, bem como os adultos da comunidade catequética, devem ler o texto completo do evangelho para melhor responder ao desafio colocado). As soluções serão disponibilizadas no site da paróquia de Matosinhos na semana seguinte.
  • A terceira a realização de um CORAÇÃO por parte dos catequizandos.

A Cruz e o Coração

Adoração da Cruz em Sexta-Feira Santa. À imagem do que foi realizado no ano passado a Adoração da Cruz terá dois momentos. Um primeiro dedicado à comunidade paroquial em geral, e um segundo momento para a comunidade catequética. Dado que continuamos com algumas restrições devidas à Covid-19 ainda não será possível beijar a Cruz, nem mesmo “Abraçar a Cruz de Cristo”. Em alternativa, como gesto de adoração. as crianças depositarão junto aos pés da Cruz, os corações que elaboraram ao longo da Quaresma. A renúncia da Semana Santa, que reverterá para a conservação dos Lugares Santos de Jerusalém, será entregue neste tempo de adoração.

Breve nota sobre a coleta a favor dos Lugares Santos

Esta coleta, promovida pela Santa Sé junto das dioceses de todo o mundo, acontece anualmente, recolhendo donativos para as comunidades que vivem na Terra Santa e para a manutenção dos lugares ligados à vida de Jesus e ao início do Cristianismo. O tempo litúrgico da Quarema “convida” cada católico “a voltar aos lugares e acontecimentos que mudaram o curso da história da Humanidade e a existência pessoal de cada um”.

O Papa Paulo V, com o documento ‘Celestis Regis’, de 22 de janeiro de 1618, foi o primeiro a determinar a finalidade desta recolha de donativos e Bento XIV confirmou-a com o breve apostólico ‘In supremo militantis Ecclesiæ’, de 7 de janeiro de 1746. O Papa Paulo VI, em 1974, instituiu a coleta a favor dos cristãos da Terra Santa. Na altura destacou a importância de apoiar uma comunidade inserida num território afetado por “graves problemas de ordem religiosa, política e social”.

A preservação da memória dos chamados Lugares Santos, que está confiada à Custódia franciscana, passa pela preservação dos vários monumentos que assinalam a ligação dos espaços a Jesus e os apóstolos, mas sobretudo pelo apoio às atuais comunidades cristãs – uma minoria entre muçulmanos e judeus na Palestina e Israel – que vivem situações difíceis.

Subsídios para a Dinâmica (1ª fase)

DINAMICA-CATEQUESE- 1.2.3 – QUARESMA 2023-CINZAS

DINAMICA-CATEQUESE- 1.2.3 – QUARESMA 2023-1 DOMINGO

DINAMICA-CATEQUESE- 1.2.3 – QUARESMA 2023-2 QUARESMA