Ser Catequista

Catequista, missão insubstituível na transmissão da fé

Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos”, diz o Papa Francisco. Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé. O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos. (…) Rezemos juntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz.

Francisco também cita o Catecismo da Igreja Católica para recordar aos catequistas o chamado a ser “testemunhas de vida nova”: Nunca esquecer que a finalidade da catequese, que é uma etapa privilegiada da evangelização, é ir ao encontro de Jesus Cristo e deixá-lo crescer em nós.

O verdadeiro e único mandamento desta “nova vida” é o “amor”. Aquele “que vem de Deus e que Jesus revelou com o mistério da sua presença entre nós”. “Queridos catequistas, vocês são chamados a tornar visível e tangível a pessoa de Jesus Cristo, que ama cada um de vocês e por isso se torna regra de nossa vida e critério de julgamento de nossa ação moral. Nunca se afastem desta fonte de amor, porque é a condição para ser felizes e cheios de alegria sempre e apesar de tudo”.

Por fim, o Papa Francisco diz estar certo de que “este caminho levará muitos de vocês a descobrir plenamente a vocação de ser catequista e, portanto, pedir para entrar no ministério de catequista”: Não tenham medo: se o Senhor vos chama para este ministério, sigam-no! Vocês participarão da mesma missão de Jesus de proclamar seu Evangelho.