Primeiro Domingo da Quaresma

Para rezar em família

A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ, SALVO DAS ÁGUAS DO DILÚVIO

SAUDAÇÃO

V/. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

V/. Não só de pão vive o homem, R/. Mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

LEITURA do Livro do Génesis (cf. Gen 9, 8-15)

V/. Deus também disse a Noé e aos seus filhos: – Eis que estabeleço a minha aliança com vocês, e com a descendência de vocês, e com todos os seres vivos que estão com vocês: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selvagens que saíram da arca como todos os animais da terra. Estabeleço a minha aliança com vocês: nunca mais os seres vivos serão destruídos pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra. Deus disse: – Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vocês e entre todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as futuras gerações: porei o meu arco nas nuvens e ele será por sinal da aliança entre mim e a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vocês e todos os seres vivos de todas as espécies; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir todos os seres vivos.

V/. Palavra do Senhor. R/. Graças a Deus.

MEDITAÇÃO

Nos tempos de Noé, após o castigo do dilúvio e da construção da arca da salvação e da aliança, Deus renova o Seu compromisso de amor com toda a humanidade e com toda a criação. Deus, que é o Senhor da história e de toda a criação, quer salvar toda a humanidade e toda a criação. Apesar do pecado e do mal que nos afasta da aliança divina, Deus não desiste de nos salvar. Está sempre a renovar a Sua aliança de amor connosco. Somos, por isso, todos chamados a viver em aliança de amor com Deus e em paz e harmonia com os irmãos e com toda a criação. Existe uma aliança que une todas as coisas que nos torna todos responsáveis por todos. (EB)

PRECES

V/. Pelos cristãos que iniciaram a Quaresma, para que, na oração, na partilha e no jejum, se preparem para celebrar a santa Páscoa, oremos ao Senhor.

R/. Renovai, Senhor, o vosso povo.

V/. Pela nossa família e pela nossa comunidade paroquial, para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra e não deixe que sejamos vencidos pelo mal, oremos ao Senhor.

R/. Renovai, Senhor, o vosso povo.

Pai Nosso…

ORAÇÃO

T/. Estabelecestes, Senhor, uma aliança de amor com toda a humanidade e com toda a criação. Ajudai-nos a viver em total comunhão com o Vosso amor e com a Vossa graça. Fazei de todos nós anunciadores da Vossa aliança de amor com toda a criação. Ámen. (EB)

V/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.