Segundo Domingo da Quaresma

Para rezar em família

O SACRIFÍCIO DO NOSSO PATRIARCA ABRAÃO

SAUDAÇÃO
V/. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

V/. Da nuvem ouviu-se a voz do Pai:
R/. Este é o meu Filho muito amado; escutai-O.

LEITURA do Livro do Génesis (cf. Gen 22, 1-18)

V/. Depois dessas coisas, Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: – Abraão! Este lhe respondeu: – Eis-me aqui! Deus continuou: Pegue o seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá à terra de Moriá. Ali, ofereça-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu lhe mostrar. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, levou consigo dois dos seus servos e Isaque, seu filho. Rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia, Abraão ergueu os olhos e viu o lugar de longe. Então disse aos servos: – Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz iremos até lá e, depois de termos adorado, voltaremos para junto de vocês. Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho. Ele, por sua vez, levava nas mãos o fogo e a faca. Assim, os dois caminhavam juntos. Isaque rompeu o silêncio e disse a Abraão, seu pai: – Meu pai! Abraão respondeu: – Eis-me aqui, meu filho! Isaque perguntou: – Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão respondeu: – Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois seguiam juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado. Ali Abraão edificou um altar, arrumou a lenha sobre ele, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou a faca para sacrificar o seu filho. Mas do céu o Anjo do Senhor o chamou: – Abraão! Abraão! Ele respondeu: – Eis-me aqui! Então lhe disse: – Não estenda a mão sobre o menino e não faça nada a ele, pois agora sei que você teme a Deus, porque não me negou o seu filho, o seu único filho. Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Daí dizer-se até o dia de hoje: “No monte do Senhor se proverá.” Então do céu pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou Abraão e disse: – Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, juro por mim mesmo, diz o Senhor, que certamente o abençoarei e multiplicarei a sua descendência como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. Sua descendência tomará posse das cidades dos seus inimigos. Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque você obedeceu à minha voz.

V/. Palavra do Senhor. R/. Graças a Deus.

MEDITAÇÃO
Deus estabeleceu uma aliança de amor com toda a humanidade e com toda a criação. Para que o Seu amor chegue a todos, Deus escolheu e chamou a Abraão, para que por seu intermédio todas as nações fossem abençoadas. Deus escolhe e abençoa Abraão por causa de todos. Deus não escolheu Abraão porque gostava mais dele, mas sim para que ele seja mediador do amor de Deus por todos os povos. E como Abraão confiou totalmente na Palavra divina a sua descendência multiplicou-se e desceu sobre ele uma bênção para todos. Assim, como Abraão somos todos chamados a ser uma bênção para todos os irmãos. (EB)

PRECES
V/. Para que os cristãos do Oriente e do Ocidente sejam homens e mulheres de fé como Abraão e obedeçam sempre à voz de Deus, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

V/. Para que os doentes que estão a sofrer acreditem no grande amor que Deus lhes tem e se entreguem nas mãos do Salvador, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

Pai Nosso…

ORAÇÃO
T/. Escolheis alguns, Senhor, para abençoar a todos. Fazei de todos nós uma bênção para os irmãos. Ajudai-nos a dizer sim aos Vossos chamamentos. Fazei com que as nossas palavras sejam sempre de bênção e nunca de maldição. Ámen. (EB)

V/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.