Quinto Domingo da Quaresma

Para rezar em família

ESTABELECEREI UMA ALIANÇA NOVA

SAUDAÇÃO

V/. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

V/. Se alguém guardar a minha palavra,
R/. Não morrerá eternamente.

LEITURA do Livro de Jeremias (cf. Jer 31, 31-34)

V/. Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

V/. Palavra do Senhor. R/. Graças a Deus.

MEDITAÇÃO

Como Deus não desiste de salvar o Seu povo, Deus estabeleceu uma nova aliança com o povo eleito. Agora os preceitos não estão inscritos em tábuas de pedra, mas no coração de cada ser humano. Deus fez de cada coração a nova arca da aliança. Deus habita no íntimo de cada ser humano e fala-lhe como a um amigo. Agora cada ser humano para escutar a voz divina basta escutar o coração e caminhar para onde o coração nos levar. Sinal deste compromisso perene de Deus com o povo deve ser a nossa fidelidade uns aos outros, mormente na aliança conjugal. (EB)

PRECES

V/. Por todos aqueles que desejam ver Jesus, para que os cristãos os levem até Ele pela forma como vivem o Evangelho, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

V/. Pelos que trabalham e se cansam pelos outros, para que recordem sempre que o grão lançado à terra, morrendo, produz fruto abundante, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

Pai Nosso…

ORAÇÃO

T/. Estabelecestes, Senhor, uma nova aliança com o Vosso povo. Não permitais que nos afastemos do Vosso amor e da Vossa graça. Dai-nos um coração puro e transparente. Ajudai-nos a ser fiéis aos nossos irmãos. Ámen. (EB)

V/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.