Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

Para rezar em família

NÃO DESVIEI O MEU ROSTO DOS QUE ME ULTRAJAVAM

SAUDAÇÃO

V/. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

V/. Quando Eu for levantado da terra,
R/. Atrairei tudo a Mim.

LEITURA do Livro de Isaías (cf. Is 50, 4-7)

V/. O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Todas as manhãs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, e, por isso, não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido.
V/. Palavra do Senhor. R/. Graças a Deus.

MEDITAÇÃO

Quando Deus nos pede uma missão, fortalece o nosso coração com a Sua graça e o Seu amor. É Deus que nos dá força para superarmos as dificuldades e aponta-nos o caminho que devemos seguir através do Seu Espírito. Os servos de Deus nunca estão sós, Deus está sempre com eles e fala-lhes constantemente ao coração. E quem tem Deus no coração não responde à violência com mais violência, nem aos insultos com mais insultos, mas a todos estende o perdão e o amor. Jesus é o servo de Deus por excelência. Ao dar a vida por nós na cruz ofereceu-nos a vida em abundância. A cruz é caminho de vida. (EB)

PRECES

V/. Pelos que sofrem o sarcasmo de outros homens, para que se lembrem da coroa de espinhos de Jesus, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

V/. Para que o Redentor do mundo, que sofreu a angústia e a tristeza, socorra os que sofrem e alivie as suas dores, oremos.
R/. Ouvi-nos, Senhor.

Pai Nosso…

ORAÇÃO

T/. Estais, Senhor, sempre presente na vida dos vossos servos. Ajudai-nos a ouvir a voz do Vosso Espírito que ressoa no nosso coração. Ajudai-nos a dizer não à violência e a optar pelos caminhos da justiça e do amor. Ámen. (EB)

V/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.