Quarto Domingo da Quaresma

Para rezar em família

A INDIGNAÇÃO E A MISERICÓRDIA DO SENHOR

SAUDAÇÃO

V/. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

V/. As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida;
R/. Vós tendes palavras de vida eterna.

LEITURA do 2º Livro das Crónicas (cf. 2Cr 36, 14-23)

V/. Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a casa que o Senhor tinha santificado em Jerusalém. Senhor, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum. Por isso, o Senhor fez subir contra ele o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens nem das donzelas, nem dos velhos nem dos mais avançados em idade; a todos os deu nas suas mãos. Todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da Casa do Senhor e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou ele para a Babilônia. Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. Os que escaparam da espada, a esses levou ele para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia; para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram. Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem entre vós é de todo o seu povo, que suba, e o Senhor, seu Deus, seja com ele.

V/. Palavra do Senhor. R/. Graças a Deus.

MEDITAÇÃO

Como o povo de Deus foi constantemente infiel à Aliança com Deus, caiu no exílio da Babilónia, ficando longe da sua terra e dos lugares de culto. Aquele que se afasta de Deus afasta-se do caminho da vida e da salvação. Somos nós próprios que nos castigamos a nós mesmos. Mas Deus não desiste de salvar do Seu povo. Por isso, enviou Ciro, um rei pagão, para libertar o Seu povo do exílio. Deus deu uma nova oportunidade ao povo, refez a sua aliança de amor. E fê-lo através de um rei pagão, significando que a graça de Deus atua em toda a parte. Deus nunca desiste de nos salvar, compete a cada um de nós acolher esse amor. (EB)

PRECES

V/. Para que este mundo não rejeite os mensageiros, que Deus lhe envia sem cessar, e preste ouvidos às palavras dos profetas, oremos.
R/. Iluminai, Senhor, o nosso coração.

V/. Para que neste tempo santo da Quaresma os cristãos se aproximem mais da luz de Cristo e pratiquem o que é bom aos olhos de Deus, oremos.
R/. Iluminai, Senhor, o nosso coração.

Pai Nosso…

ORAÇÃO

T/. Apesar das infidelidades do Vosso povo, Senhor, és sempre fiel à Vossa aliança de amor. Não permitais que nos afastemos do Vosso amor e da Vossa graça. Dai-nos um coração fiel e leal com todos. Ajudai-nos a dizer não ao pecado e ao mal. Ámen. (EB)

V/. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Ámen.